O Profeta Elias

 

 

 

Profeta Elias no Carmelo

 

 

O profeta Elias é o inspirador e Pai espiritual dos Carmelitas. Os primeiros eremitas que se estabeleceram no Monte Carmelo junto à fonte de Elias tomaram como modelo de vida este santo homem que serviu a Deus e lutou pela implantação do culto ao Deus único e verdadeiro, o Senhor Deus.

Elias é o “maior dos profetas do Antigo Testamento”, a sua popularidade está no fato de que ele antes de ser uma pessoa de palavras é uma pessoa de ação. Não cala diante da idolatria dos reis de Israel, mas denuncia e repreende a sua má conduta.

Elias é sem dúvida um homem de profunda oração, sua missão não procede de sua vontade própria, mas deriva dessa amizade com Deus. Foi exatamente essa característica de homem orante, que os primeiros carmelitas decidiram imitar. Assim, o carmelita se esforça para estar continuamente na presença de Deus vivo e verdadeiro.

De Elias herdamos a veneração e uma especial estima à Palavra de Deus. Somos chamados a “meditar dia e noite a Palavra de Deus”. Isso exige de nós uma atitude de silenciosa escuta a Deus que quer se manifestar a nós na simplicidade do cotidiano.

Mas a cena mais preciosa da vida do profeta Elias ocorreu no alto do Monte Carmelo, quando Elias avista, subindo do mar, uma pequena nuvem do tamanho da palma de uma mão, ela é sinal da chuva esperada por todo o povo de Israel, que estava sendo afligido por três anos de seca, era sinal também de uma vida melhor, ela comportava a esperança de um povo. Mais tarde, a Sagrada Tradição identificou essa pequena nuvem com o anúncio da Imaculada Virgem Maria. Assim como aquela nuvem trazia a chuva esperada, a Virgem Maria trouxe a nós o Messias esperado, o salvador da humanidade.

No profeta Elias é encontramos o modelo de homem que escuta a Palavra de Deus e a proclama, assim a sua ação procede da oração.