Advento

18/12/2012 16:12
 
03/12/2012 11h25

O Santo tempo do Advento

Vem Senhor nos salvar

Extraído do Jornal O Semeador.
 
Coroa do Advento

Estamos celebrando o santo tempo do Advento e, com ele, começamos um novo Ano Litúrgico. Em nossas celebrações, já estamos no ano de 2013.

No início deste novo ano, a Igreja nos faz, insistentemente, um convite à vigilância, com as palavras do próprio Senhor: “Ficai atentos e orai a todo o momento” (Lc. 21,36), é o apelo que a Igreja nos faz.

Advento quer dizer vinda, chegada. Na liturgia católica, é um tempo de expectativa, de preparar o coração, na alegria, para Aquele que vai chegar: o Filho do Homem, o libertador e salvador de todos os povos. Jesus, o Filho de Deus, vem nos visitar, pisar o nosso chão, fazer parte da nossa história, experimentar nossas alegrias e tristezas. Ele vem ser um de nós! Por isso, ergamos a cabeça e, com feliz esperança, aguardemos vigilantes.

O santo Advento nos lembra da vinda do Senhor, uma primeira vez: pequenino, na fragilidade daquela criança nascida de Maria virgem, na noite escura de Belém. Lembra-nos, ainda, estarmos atentos a sua segunda vinda, no fim dos tempos, quando Ele virá, em sua glória, como justo juiz dos vivos e dos mortos; quando fará novos céus e nova terra, implantando o seu Reino definitivo; quando, finalmente, justiça e paz se abraçarão.

O Advento ainda nos faz recordar a vinda do Senhor, a cada momento de nossa vida, nos acontecimentos alegres e tristes, desta nossa contraditória e desafiante história e, de modo especial, Ele nos vem nos pobres e pequenos, os excluídos em todos os tempos.

A Igreja, nossa Mãe e Mestra, convoca-nos, neste tempo santo, preparar o nosso coração, para ir ao encontro do Senhor, na oração sincera e humilde, na celebração piedosa dos sacramentos e, em especial, na participação da Eucaristia. Nestes domingos do Advento, tão expressivos, somos postos à intimidade dos mistérios sagrados de nossa salvação. A Igreja ainda nos convoca a erguer a cabeça, renovando nossa fé, por acreditar que, apesar de tantas adversidades encontradas neste mundo, sem Deus, sem esperança, em meio a tanta violência e injustiça, nosso mundo tem sentido e a nossa vida tem sentido, pois cremos naquele que vem fazer novas todas as coisas.

Sendo assim, não podemos desesperar-nos, mas devemos, sim, a cada momento, dar ao mundo pagão, a razão de nossa esperança: Cristo Jesus, o Filho do Altíssimo, que se fez próximo de nós – no Emanuel – solidário com todos e, em especial, com os pequenos que não têm vez nem voz, mas colocam em Deus, sua esperança e, apesar de tantos dissabores, encontram forças para dizer com o salmista: “De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor” (Sl. 121).

Aproveitemos desse tempo santo e nos voltemos Àquele que vem e, com coragem, digamos aos que não esperam: “Cristo é a única razão de nossa esperança”.

Com Ele, tudo se renova: os corações feridos encontram alívio; os tristes se alegram; os inimigos se reconciliam; os humildes se elevam; os que andam a ermo, desencantados, traídos, perdidos se encontrarão, pois Ele vem endireitar o que está torto e restituir a alegria de sermos, nele, filhos queridos e amados por Deus.

Que o Advento do Senhor nos encontre firmes na oração, vigilantes em nossas palavras e ações, para estarmos de pé, diante do Cristo que vem.

Digamos com fé: “Vem, Senhor, não tardes!”